domingo, agosto 21, 2016

O AMOR EM VERSÃO POP



"(500)Days of Summer" é um filme pop, em vários sentidos: tem The Smiths, Pixies e mais uma enorme coleção daquelas músicas que nos fascinaram nos anos 80; depois é um filme ligeiro, como o Verão, que, afinal, apenas precede o Outono no infindável circulo das estações.


A ação começa logo com dois avisos, aparentemente contraditórios. Primeiro, o narrador anuncia que este é um filme de "rapaz conhece rapariga"; mas depois avisa logo: "esta não é uma história de amor". O que não deixa de ser algo óbvio, pois nem todos os encontros resultam em amor, não é?


Summer (Zooey Deschanel) é uma miúda linda (pelo menos para os meus padrões de beleza feminina) e Tom (Joseph Gordon-Levitt) é um rapaz simpático e divertido. Tudo se combina para a relação dar certo. Mas a vida não é feita para dar certo, é feita para ser vivida.

 Resta saber se "(500)Days of Summer" é um drama ou uma comédia. É que nem toda a gente se riu como eu no cinema, mas houve muitos momentos em que estive bastante sério: com o desespero da recusa, com a angústia e a frustração (do personagem, não a minha!)


Muita gente vai encolher os ombros a passar por cima de "(500)Days of Summer". Não os censuro, à primeira vista parece apenas "mais um do mesmo". O meu conselho é que façam um esforço e comecem. Vão gostar.

Sem comentários: