sexta-feira, outubro 28, 2016

ESPERAR TUDO


O que se pode esperar, quando se pega num filme com 30 anos, filmado num esplendoroso preto-e-branco? Esta é a pergunta central do espetador que pega (mais ou menos distraído) em "Down By Law" ("Vencidos Pela Lei").


E a resposta, quando o filme vem de Jim Jarmusch, é: TUDO! Ainda por cima, quando tem lá dentro Tom Waits, John Lurie e Roberto Benigni, todos juntos e sem desconto, então pode-se esperar ainda mais que tudo. E, apesar do que diz a descrição, não é uma comédia - mesmo que faça rir -, nem é um policial - apesar de ter policias e ladrões (guardando as devidas distâncias aos verdadeiros "ladrões").


Dois inocentes são presos e a eles junta-se na prisão alguém com um sotaque estranho. É tudo o que é preciso para transformar o espetador num sem-abrigo cinematográfico, perdido numa cidade que se fecha numa sala de cinema claustrofóbica. O preto-e-branco ajuda, mas não é tudo.


A minha intenção é dizer-vos para correrem para o cinema para ver "Down By Law", mas é tarde. Não está no cinema. Também tencionava explicar-vos o que faz um filme de culto, mas para isso precisava de vos estragar alguma da surpresa que vem com o filme. Podia ainda contar-vos porque é que as maiores críticas a Jarmusch envolvem os termos "lento" ou "devagar", mas posso adiantar-vos que não é verdade. Os filmes do realizador têm a velocidade que têm de ter, nem mais nem menos.


Se gostam de ser surpreendidos com ironia, como se alguém estivesse a gozar com a vossa paciência, então este é o filme que têm de ver, com diálogos inteligentes, uma história superior e uma realização de fazer inveja a muito doutorado de Hollywood. Depois, tem o resto: interpretação e banda sonora. Se isso não é tudo, então não sei!...

quinta-feira, outubro 13, 2016

CINCO MOTIVOS PARA LER BOB DYLAN


O Mundo caiu atónito, principalmente o mundo dos escritores, que reagem como virgens ofendidas, porque a Academia dividida entre Oslo e Estocolmo, atribuiu o prémio Nobel da literatura a Bod Dylan, um cantor popular - ou, pelo menos, um cantor "pop".

Se é verdade que o juri do Nobel avaliou muito mais que as canções, tendo em conta uma serie de escritos, cartas, entrevistas, a verdade é que serão as canções que dominarão a conversa. Com 36 discos de originais entre 1962 e 2016, seria muito difícil não haver lixo lá pelo meio. Esta é uma pequena, muito pequena, escolha de seis ou sete poemas pessoais. Não são melhores nem piores que os outros, mas certamente foram estudados pelo júri do prémio Nobel.

"In My Time Of Dyin" (Bob Dylan, 1962)


Well, in my time of dying don't want nobody to mourn
All I want for you to do is take my body home
Well, so I can die easy
Jesus gonna make up my dying bed.

Well, meet me Jesus, meet me in the middle of the air
If these wings should fail to me,
Lord, won't you meet me with another girl ?
Well, so I can die easy
Jesus gonna make up my dying bed.

Lord, in my time of dying don't want nobody to cry
All I want you to do is take me when I die
Well, so I can die easy
Jesus gonna make up my dying bed. 
 "A Hard Rain's A-Gonna Fall" (The Freewheelin' Bob Dylan, 1963)

Oh, where have you been, my blue-eyed son?
And where have you been my darling young one?
I've stumbled on the side of twelve misty mountains
I've walked and I've crawled on six crooked highways
I've stepped in the middle of seven sad forests
I've been out in front of a dozen dead oceans
I've been ten thousand miles in the mouth of a graveyard
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, and it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall.

Oh, what did you see, my blue eyed son?
And what did you see, my darling young one?
I saw a newborn baby with wild wolves all around it
I saw a highway of diamonds with nobody on it
I saw a black branch with blood that kept drippin'
I saw a room full of men with their hammers a-bleedin'
I saw a white ladder all covered with water
I saw ten thousand talkers whose tongues were all broken
I saw guns and sharp swords in the hands of young children
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, and it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall.

And what did you hear, my blue-eyed son?
And what did you hear, my darling young one?
I heard the sound of a thunder that roared out a warnin'
I heard the roar of a wave that could drown the whole world
I heard one hundred drummers whose hands were a-blazin'
I heard ten thousand whisperin' and nobody listenin'
I heard one person starve, I heard many people laughin'
Heard the song of a poet who died in the gutter
Heard the sound of a clown who cried in the alley
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, it's a hard
And it's a hard rain's a-gonna fall.

Oh, what did you meet my blue-eyed son ?
Who did you meet, my darling young one?
I met a young child beside a dead pony
I met a white man who walked a black dog
I met a young woman whose body was burning
I met a young girl, she gave me a rainbow
I met one man who was wounded in love
I met another man who was wounded in hatred
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, it's a hard
And it's a hard rain's a-gonna fall.

And what'll you do now, my blue-eyed son?
And what'll you do now my darling young one?
I'm a-goin' back out 'fore the rain starts a-fallin'
I'll walk to the depths of the deepest black forest
Where the people are a many and their hands are all empty
Where the pellets of poison are flooding their waters
Where the home in the valley meets the damp dirty prison
And the executioner's face is always well hidden
Where hunger is ugly, where souls are forgotten
Where black is the color, where none is the number
And I'll tell and speak it and think it and breathe it
And reflect from the mountain so all souls can see it
And I'll stand on the ocean until I start sinkin'
But I'll know my song well before I start singing
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, and it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall. 
  
"Like A Rolling Stone" (Highway 61 Revisited, 1965)

Once upon a time you dressed so fine
You threw the bums a dime in your prime, didn't you ?
People'd call, say, "Beware doll, you're bound to fall."
You thought they were all kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't talk so loud
Now you don't seem so proud
About having to be scrounging for your next meal.

How does it feel?
How does it feel
To be without a home
Like a complete unknown
Like a rolling stone ?

You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody's ever taught you how to live out on the street
And now you're gonna have to get used to it
You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And say do you want to make a deal?

How does it feel?
How does it feel
To be on your own
With no direction home
A complete unknown
Like a rolling stone ?

You never turned around to see the frowns on the jugglers and the clowns
When they all come down and did tricks for you
You never understood that it ain't no good
You shouldn't let other people get your kicks for you
You used to ride on the chrome horse with your diplomat
Who carried on his shoulder a Siamese cat
Ain't it hard when you discover that
He really wasn't where it's at
After he took from you everything he could steal.

How does it feel?
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone ?

Princess on the steeple and all the pretty people
They're all drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all precious gifts
But you'd better take your diamond ring, you'd better pawn it babe
You used to be so amused
At Napoleon in rags and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you ain't got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, you got no secrets to conceal.

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone ? 

"Forever Young" (Planet Waves, 1974)

May God bless and keep you always
May your wishes all come true
May you always do for others
And let others do for you
May you build a ladder to the stars
And climb on every rung
May you stay forever young
Forever young, forever young
May you stay forever young.

May you grow up to be righteous
May you grow up to be true
May you always know the truth
And see the lights surrounding you
May you always be courageous
Stand upright and be strong
May you stay forever young
Forever young, forever young
May you stay forever young.

May your hands always be busy
May your feet always be swift
May you have a strong foundation
When the winds of changes shift
May your heart always be joyful
And may your song always be sung
May you stay forever young
Forever young, forever young
May you stay forever young. 

 "Shelter From The Storm" (Blood On The Tracks, 1975)

'Twas in another lifetime one of toil and blood
When blackness was a virtue, the road was full of mud
I came in from the wilderness a creature void of form
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

And if I pass this way again you can rest assured
I'll always do my best for her on that I give my word
In a world of steel-eyed death and men who are fighting to be warm
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

Not a word was spoke between us there was little risk involved
Everything up to that point had been left unresolved
Try imagining a place where it's always safe and warm
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

I was burned out from exhaustion buried in the hail
Poisoned in the bushes and blown out on the trail
Hunted like a crocodile ravaged in the corn
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

Suddenly I turned around and she was standing there
With silver bracelets on her wrists and flowers in her hair
She walked up to me so gracefully and took my crown of thorns
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

Now there's a wall between us something there's been lost
I took too much for granted, I got my signals crossed
Just to think that it all began on an uneventful morn
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

Well the deputy walks on hard nails and the preacher rides a mount
But nothing really matters much it's doom alone that counts
And the one-eyed undertaker he blows a futile horn
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

I've heard newborn babies wailing like a mourning dove
And old men with broken teeth stranded without love
Do I understand your question man, is it hopeless and forlorn?
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

In a little hilltop village they gambled for my clothes
I bargained for salvation and she gave me a lethal dose
I offered up my innocence, I got repaid with scorn
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm."

Well I'm living in a foreign country but I'm bound to cross the line
Beauty walks a razor's edge someday I'll make it mine
If I could only turn back the clock to when God and her were born
"Come in," she said,
"I'll give you shelter from the storm." 

sábado, outubro 08, 2016

SALVA-SE O SPIDER!...

 

Uma mãe arrasta para Itália uma filha adolescente - rebelde, claro, como todos os adolescentes -, para reviver alguma da sua própria adolescência. Esta é, basicamente, a história base de "All Roads Lead To Rome" (Amor em Roma"). Parece interessante? É engano. Hollywood insiste em desperdiçar dinheiro em lixo, que nem reciclável é!...


De todo o filme, salva-se a beleza inimitável do Alfa Romeo Spider, que funciona quase como um ator secundário durante cerca de uma hora. É nessa maravilha da industria automóvel, que se desenvolve uma relação sem interesse e sem conteúdo, entre uma Claudia Cardinale a fazer de velha armada em "pintas", com os pés para a cova, mas ainda a tentar fumar charros com a tal adolescente Summer (Rosie Day).


Rocío Muñoz (a condutora da motorizada) ainda parece vir a introduzir alguma surpresa interessante ao filme, mas como tudo o resto, a coisa fica pela superfície mais idiota, sem desenvolvimento e sem inteligência. Duas das principais características de todo o filme.


Sarah Jessica Parker é uma mãe tão perdida como o resto do elenco, que a realizadora sueca Ella Lemhagem não consegue dominar, muito menos dirigir. Ainda se esperava que um toque feminino especial pudesse sair dum canto qualquer, mas nada mais que trivialidades sem interesse. Nada! O filme é um continuo de vulgaridades desinteressantes.


Estão a pensar ir ao cinema? Guardem o dinheiro para outro filme e esperem por uma daquelas sessões de televisão, para sarar um tédio de domingo. Ou, se insistirem mesmo em ver este "All Roads Lead To Rome", metam-no num cantinho pequenino do ecrã do telemóvel e vão-no seguindo, enquanto caçam Pokemons. Vai dar ao mesmo!

terça-feira, outubro 04, 2016

A MULHER, A ADVOGADA E AS MAMAS



Fazer uma comédia romântica não é fácil. É preciso que faça rir - por isso é uma comédia - e que tenha romance - por isso é que é romântica. "The Other Woman" (Não Há Duas Sem Três) é exatamente isso, embora a "comédia" e o "romance" venham de onde menos se espera, tudo embrulhado em três das louras mais luminosas de Hollywood: Cameron Diaz, Leslie Mann e Kate Upton.


Nick Cassavetes pega num argumento de Melissa Stack e faz um filme divertido, inteligente, aproveitando de forma brilhante, a química que as três atrizes emanam entre si. Nikolaj Coster-Waldu e Don Johnson vão participando no filme - sem estragar, é certo, mas apenas como a cereja no topo do bolo para as mulheres brilharem.

"The Other Woman" tem uma história improvável, mas as comédias fizeram-se para sustentar histórias improváveis, como uma princesa a viver com 7 anões ou outra princesa que dorme 100 anos, para acordar nos braços do seu príncipe encantado. Esta história também acaba bem - como tem de ser em qualquer romance -, mas tem um emaranhado bem construído, que se desenrola com prazer.


Tenho de admitir que nunca esperei que fosse tão divertido como acabou por ser - o que ajuda a ser surpreendido por pequenas coisas -, mas isso deve-se à capacidade do filme de nunca nos aborrecer, de ser criativo e de nos fazer rir sem pretensiosismo, mas, ao mesmo tempo, sem idiotice. Se puderem, corram para o cinema. Não se vão arrepender!



quarta-feira, setembro 28, 2016

SÓ PODE SER BOM


Um filme que começa com uma música dos Talking Heads, só pode ser bom. Mais: um filme que começa com uma música dos Talking Heads e tem Tom Hanks como ator principal, só pode ser melhor ainda. Dito isto, vamos ao que interessa: à primeira vista, "A Hologram For The King" tem pouco interesse na sua história de base (a partir dum livro de Dave Eggers, que não conheço) e, nesse particular, não engana: parece que nada importante vai sair dali!


 Mas depois, Tom Tykwer (o mesmo de "Cloud Atlas" ou "Perfume - História de um Assassino") consegue um filme cativante, que faz o espetador não tirar os olhos do ecrã. Ligeiro, aventuroso, sem entrar em grandes conflitos com o choque de culturas - que seria tema principal para outros realizadores -, a história vai andando interessante, sem aborrecer. Esse é o principal mérito do filme: ser (apenas) uma sessão de entretenimento competente.

 Sem se aventurar muito na cultura muçulmana e nas suas características próprias - sem, no entanto, deixar de as fazer notar -, Tykwer tenta ser o mais politicamente correto possível, sem ofender susceptibilidades. Em certos momentos, Alan (Tom Hanks) pode sentir-se perdido no labirinto cultural da Arábia Saudita, vista pelos olhos dum americano médio, mas acaba sempre por encontrar uma saída airosa e que agrada a ambas as partes.


Pode-se dizer que ninguém mais, além de Hanks, poderia fazer este filme interessante. Não deixo de concordar. O ator entra no jogo do realizador, de não ser muito inoportuno ou ofensivo, e faz o seu papel na perfeição. O filme deve tudo à sua estrela principal e à mestria do seu diretor. O resto, parece tudo secundário.


Muita gente vai abandonar este filme com muita facilidade. Não tem sexo, não tem violência, não tem nudez, não tem nada daquilo que costuma vender bilhetes. É um filme à primeira vista desinteressante, com uma história à primeira vista desinteressante e sobre um tema à primeira vista desinteressante. Mas, afinal, não é: é interessante do simples ponto de vista de passar uma boa hora e meia, sem aborrecer e sem levantar ondas.

segunda-feira, setembro 19, 2016

GALERIA MARLING

Por uma razão qualquer, a que só o acaso sabe responder, num curto espaço de tempo, vi vários filmes com a mesma atriz: Brit Marling.

Another Earth (2011)


E o que é que isso tem de extraordinário? Perguntarão vocês, primeiro, porque eu nem sou de ganhar especial afeição por atores em particular - com algumas exceções, como Jack Nicholson e Jodie Foster - e, segundo, porque hoje em dia o cinema vive em especial de um punhado de interpretes que, com maior ou menor frequência, se repetem nos ecrãs até à exaustão.

Posthumous (2014)
O que tem de especial é a consistência com que Brit Marling representa os seus papeis, ao mesmo tempo que assume funções de escritora em, pelo menos, dois dos filmes vistos. Tudo com uma desenvoltura brilhante, sem muito fogo de artificio, mas com uma competência - quer como atriz, quer como argumentista - de fazer inveja a muito atorzeco, talvez mais mediático, mas certamente menos interessante.

I Origins (2014)
Todos os filmes que vi eram, de uma maneira ou de outra, direta ou indiretamente, romances, no sentido em que tratavam de relações pessoais, mas não necessariamente sobre o velho tema de "rapaz conhece rapariga". No entanto, fosse quais fossem as voltas que se desse, tratavam-se de filmes sobre o amor, sobre a paixão e sobre como uma pessoa em particular nos pode afetar de forma definitiva para o resto das nossas vidas.

The East (2013)
Quer a cientista brilhante de "I Origins" - mais tarde, esposa solidária -, quer a criminosa acidental - em vários sentidos da palavra - de "Another Earth", quer a jornalista frustrada de "Posthumous", quer a agente infiltrada de "The East", têm em comum serem personagens consistentes, credíveis e que criam empatia com o espetador. E isso é muito mais do que se pode dizer de alguns atores que vemos com mais espalhafato e com mais holofotes apontados.

Posthumous

Talvez se lhe possa apontar (ainda) não ter atingido uma performance que iguale Jack Nicholson em "Voando Sobre Um Ninho de Cucos" ou Jodie Foster em "A Estranha em Mim" - apenas como exemplos e para ficarmos restritos aos atores que falei lá atrás -, pelo menos nos filmes aqui referidos. Mas é óbvio que essa excelência está latente. Duma forma menos exuberante, talvez, mas nem por isso menos fascinante.

Another Earth



domingo, setembro 18, 2016

O GRITO DO PAVÃO ALBINO

"- Porquê tanto empenho a provar que Deus não existe?
- Mas já alguém provou que existe?!"


Vamos já por os pontos nos "i's": adorei este filme. "I Origins" - um trocadilho que, em relação ao tema do filme, só faz sentido em inglês e torna  (quase) impossível a tradução para português - é um romance. Um filme que conta uma história de amor, que como já disse algures lá para trás, é perfeitamente previsível a caminho dum final pré-estabelecido. O que faz um bom ou um mau filme, é a capacidade de ir surpreendendo o espetador ao longo da história. Há previsibilidades mais previsíveis que outras!...




Depois, olhando uma segunda vez, "I Origins" é muito mais que a história de amor "em si". É, na verdade, uma guerra de convicções, nas quais, a partir de certo momento, o espetador é deixado sozinho para tomar as suas próprias decisões.


Este filme não vai bater recordes de bilheteira, nem vai figurar na lista dos melhores filmes da vida de quem o vir. É, no entanto, um belo exercício de inteligência hollywoodesca. Uma demonstração cientifica, de como é possível fazer um excelente filme, desde que se junte um grupo de atores empenhados, que acreditem no que estão a fazer, e uma direção competente.


 Mike Cahill caiu do céu para escrever e realizar um filme interessantíssimo. Não porque tenha um ritmo elevado, com peripécias recambolescas, mas porque sabe contar uma história de forma cinematográfica, revelando o que tem interesse e pondo der lado o lixo, que, afinal, serve para encher o olho - uma brincadeira com o tema do filme! -, mas que, no fim, não serve para a nada, a não ser queimar película - coisa que, fora da era digital, valia muito dinheiro e não era para desperdiçar!


Acima de tudo, este filme é interessante, intrigante e, sem querer introduzir-me nas convicções pessoais, é revelador - seja qual for a forma como cada um entende este termo. Não foi só um dos melhores filmes que vi este ano (apesar de já ter dois anos, mas nunca é tarde para nos arrependermos, não é?), mas é um dos filmes que vou juntar a uma pequena galeria de "ver novamente".

segunda-feira, agosto 22, 2016

LADO NENHUM

 

"Bridgend" é um filme dinamarquês, com atores ingleses, cuja ação decorre numa cidade do País de Gales. Vem multipremiado em vários festivais de cinema independente e, (não só por isso, mas também por isso) desperta a curiosidade dos mais atentos.


Baseado numa história verídica de suicídios de adolescentes em Bridgend County, uma cidade do Sul do País de Gales, suicídios esses nunca explicados, nunca compreendidos, o filme segue um grupo de estudantes, sem nunca tentar explicar as circunstâncias, apenas reportando actividades e envolvimentos.


Sendo um filme sobre adolescentes, a primeira preocupação de Jeppe Ronde é não tentar fazer juízos de valor sobre os jovens fechados numa cidade provinciana, sobre os seus envolvimentos e as suas actividades, nem sempre legais e nem sempre conforme a moral tradicional.


A câmara é crua, tal como deve ser a adolescência, sem beleza adicional, dramática, como todas as relações aos 18 anos, que parecem ir afetar-nos para toda a vida - e a verdade, é que, algumas, afetam mesmo! Há música alto, álcool e, acima de tudo, um profundo sentimento de não pertencer a lado nenhum.


Os suicídios nunca foram explicados e ainda hoje permanecem um mistério. Por isso o filme também não vai muito mais longe. Funciona sem um objetivo estratégico - quer dizer, o argumento não tem exatamente uma história no sentido tradicional - e deixa o espetador numa situação de procurar um caminho para a ação - caminho esse, que os adolescentes em causa, parece nunca terem encontrado para si próprios.

domingo, agosto 21, 2016

O AMOR EM VERSÃO POP



"(500)Days of Summer" é um filme pop, em vários sentidos: tem The Smiths, Pixies e mais uma enorme coleção daquelas músicas que nos fascinaram nos anos 80; depois é um filme ligeiro, como o Verão, que, afinal, apenas precede o Outono no infindável circulo das estações.


A ação começa logo com dois avisos, aparentemente contraditórios. Primeiro, o narrador anuncia que este é um filme de "rapaz conhece rapariga"; mas depois avisa logo: "esta não é uma história de amor". O que não deixa de ser algo óbvio, pois nem todos os encontros resultam em amor, não é?


Summer (Zooey Deschanel) é uma miúda linda (pelo menos para os meus padrões de beleza feminina) e Tom (Joseph Gordon-Levitt) é um rapaz simpático e divertido. Tudo se combina para a relação dar certo. Mas a vida não é feita para dar certo, é feita para ser vivida.

 Resta saber se "(500)Days of Summer" é um drama ou uma comédia. É que nem toda a gente se riu como eu no cinema, mas houve muitos momentos em que estive bastante sério: com o desespero da recusa, com a angústia e a frustração (do personagem, não a minha!)


Muita gente vai encolher os ombros a passar por cima de "(500)Days of Summer". Não os censuro, à primeira vista parece apenas "mais um do mesmo". O meu conselho é que façam um esforço e comecem. Vão gostar.

sexta-feira, agosto 19, 2016

DÚVIDAS E LIBERTAÇÕES

 

Há capas que não deviam existir. Tal como escrevi aqui acerca de "In The Deep", também este "The Lifeguard" tem uma capa que faz lembrar "Baywatch" - mesmo que os atributos físicos de Kristen Bell não sejam comparáveis às medidas de Pamela Anderson -, o que fará muita gente torcer o nariz a pegar neste filme. Fazem mal.

"The Lifeguard" começa por dar a impressão de ser (mais uma) daquelas comédias românticas, das quais raramente trazemos recordações. É um engano. O filme é um drama profundo sobre a solidão, a possibilidade de recuperação do passado e como o futuro é sempre mais interessante que ficar preso no que não foi, mas podia ser.

Quer dizer, este filme, sem ser uma obra prima, não vai desiludir os que decidirem vê-lo. Tem uma história consistente e Liz Garcia filma-o com a competência devida, deixando os atores respirar e desempenhar o seu papel, sem se intrometer demasiado, mas mantendo mão firme.

O uso sistemático dos planos fechados, de rostos expressivos, não sendo propriamente original, dá aos atores possibilidades de serem livres nos sentimentos e, ao mesmo tempo, cria tensão para o espetador se identificar com os personagens. Afinal, o filme é precisamente sobre emoções, vitórias e falhanços, dúvidas do futuro e libertações do passado.


Portanto, apesar do poster de apresentação de "The Lifeguard" ser de evidente mau gosto, pelo que muitos renunciarão ao filme, outros, como eu, decidirão arriscar em mais um romance. Se é verdade que os primeiros não perderão grande coisa, também é verdade que, os segundos, irão divertir-se com uma bela história de reencontros, drama e redenção.

quinta-feira, agosto 18, 2016

COPENHAGA, ASSIM MESMO


"Copenhagen" é um daqueles raros filmes em que a simplicidade, a ligeireza e a simpatia, funcionam a favor duma história profunda. O romance é uma desculpa para os personagens se cruzarem e a cidade de Copenhaga, omipresente - não no mesmo sentido que Viena e Paris, para a série "Antes de Amanhecer" e "Antes de Anoitecer" -, serve apenas de pano de fundo para um mergulho ao passado.


O filme só começa a ser estranho - pelo menos, para o moralismo cristão ocidental -, quando o espetador é confrontado com a idade dos personagens. Mas a pedofilia não é o tema do filme, embora esteja presente a partir de certo momento e Effy (Frederikke Dahl Hansen) é tudo, menos uma menina perdida, enganada por uma mente sexualmente pervertida.


William, o personagem interpretado por Gethin Anthony, é tão surpreendido como o espetador, mas os seus obetivos verdadeiros são outros. A relação amorosa é secundária - mas fundamental, é verdade -, porque o tema central do filme é um "crescimento" que não tem a ver com a idade, tem antes a ver com as pazes com o seu próprio passado.


 O espetador não deixa de ser solidário com o personagem masculino, até porque Effy não se recusa à sua sexualidade. Não está ali manipulada por um psicopata, pelo contrário, envolve-se no drama voluntariamente e de forma decidida. Não se recusa, antes insinua-se.


 Toda a equipa que participou em "Copenhagen" deve estar orgulhosa do produto final que conseguiram. É um filme verdadeiro do principio ao fim, assumindo os dramas que o envolvem - amizade, traição, descoberta do passado e, claro, o amor - sem preconceitos nem falsos moralismos.