segunda-feira, junho 06, 2016

COLAGEM POP-ROCK


"Urgh! A Music War" não é um filme e muito menos pode ser considerado um documentário, embora seja um "documento", na medida em que revela de forma crua e dura uma geração pós-punk, entre o hard-rock, a eletrónica e a new-wave.

Cramps
O produtor Michael White e o realizador Derek Burbidge andaram durante dois anos, entre 1980 e 1981, pela Europa e Estados Unidos a registar concertos de bandas (mais ou menos famosas à época), acabando por fazer uma colagem de momentos dessas performances, juntando-as aleatoriamente.

The Police - Driven To Tears

Algumas das bandas registadas resistiram menos ao tempo que outras. O filme começa com uma das mais fantásticas interpretações de "Driven To Tears" feitas pelos The Police e pelo meio tem a melhor Joan Jett & The Blackhearts, numa demolidora versão de "Bad Reputation", ou o melhor de Echo & The Bunnymen, com um "The Puppet" arrepiante.

 Klaus Nomi - Total Eclipse

Ficam algumas coisas ao mesmo tempo estranhas e interessantes, como Klaus Nomi ou Jools Holland com um divertido "Foolish I Know", apesar de hoje o filme ter interesse principalmente histórico e arqueológico, para perceber quem resistiu ou não à passagem do tempo e da moda. Isso não impede de desfrutar um fantástico "Enola Gay" dos Orchestral Manoeuvres In The Dark ou os DEVO e o seu "Uncontrollable Urge".

DEVO - Uncontrollable Urge

Como se percebe claramente em "Down In The Park" de Gary Numan, é um filme datado, salvo algumas bandas ou músicas, que são excepção na lista completa. O resto, é o retrato duma geração entalada entre a revolta dos Sex Pistols, o luto de Ian Curtis e a esperança nos Talking Heads. Não é um defeito, é uma constatção e, no fim, muita coisa interessante ficou na altura, que hoje apenas libertará um sorriso ou um encolher de ombros.