quinta-feira, março 16, 2017

A SÉRIE 'B' SABE DE APOCALIPSE

CRÉDITOS COMPLETOS

"These Final Hours" tinha tudo para correr mal, mas acaba por ser uma fantástica lição de simplicidade e eficiência. Poucos recursos, atores desconhecidos, argumento vulgar... Às primeiras imagens já sabemos que é um "série B", pouco depois percebemos que é o Apocalipse. Nada mais batido e "déjà vu".


O fim do mundo tem hora marcada - embora as razões nunca sejam exatamente claras, parece ser devido ao choque de um meteoro - e James (Nathan Philips) decide participar na última festa. Até lá chegar, cruza-se com Rose (Angourie Rice) uma menina perdida, à procura do pai. Este encontro vai mudar a curta vida que resta a ambos.


Fazendo uso de uma premissa comum, a loucura generalizada da toda a sociedade, perante a possibilidade da aniquilação, Zak Hilditch escreve e realiza um filme com um pulsar muito próprio, cheio de energia e vitalidade, usando os poucos recursos que tem de forma precisa. Não necessita de grandes efeitos porque o mais importante está nos personagens e na forma como se relacionam.


O cinema australiano tem os seus altos e baixos - ultimamente mais baixos que altos - e muitos espetadores podem desistir deste filme sem lhe darem sequer uma oportunidade. É tudo o que não devem fazer. "These Final Hours" merece toda a atenção. Faz uso de uma técnica brilhante para fugir à tentação do terror simples e evita as escorregadelas morais e julgamentos superficiais.


É um filme sobre pessoas à beira do fim, no limite da sanidade e em desespero profundo. A cena da menina a correr atrás do carro, despedindo-se do seu salvador mas, ao mesmo tempo, esperando pela morte, é uma exemplo do que este filme parece quer representar: mesmo perante a redenção, não há salvação.