segunda-feira, março 30, 2020

ANTROPOLOGIA A MAIS, METAL A MENOS

CRÉDITOS COMPLETOS
"Metal Evolution" é uma série de TV em 12 episódios, criada e dirigida pelo antropólogo Sam Dunn, que tenta de forma metódica contar a história do heavy-metal e a sua evolução ao longo dos diferentes géneros e sub-géneros. Se existem documentários sobre a história e evolução do jazz, dos blues, do rock'n'roll (em termos genéricos), porque não do metal? Esta é a questão base.

As origens: The Who - My Generation

O documentário tem defeitos e qualidades. O principal defeito é a excerssiva orientação para o humano, para a importância da antropologia social na evolução do heavy-metal. Se é verdade que a música é feita por pessoas e as pessoas são elementos socio-políticos, também é verdade que o rock em geral, e o heavy-metal em particular, são tecnológicos, precisam de amplificadores, pedais, distorção. "Metal Evolution" é demasiado humano, dedicando pouca atenção à investigação que as marcas dedicam ao material.

Nu-metal: Faith No More - We Care a Lot

Outro defeito, do qual pouco devemos poder culpar o próprio Sam Dunn, é que 45 ou 50 minutos é muito pouco tempo para ser dedicado a cada um dos temas. Cada episódio parece ser feito a correr, sem se dedicar com profundidade ao tema central. É obvio que o apresentador tem um orçamento a respeitar e a evolução do metal levou-o a demasiados sub-géneros, o que dispersou a atenção, mas seria preferível reduzur os assuntos e aumentar o tempo de cada secção.

Thrash: Megadeath - Peace Sells

Mas "Metal Evolution" tem muitas qualidades, que superam os defeitos, e que fazem dele o mais completo e interessante documentário sobre o heavy-metal. E a principal qualidade é que Sam Dunn não se submete a preconceitos e vai com o mesmo entusiasmo ao thrash e ao nu-metal - género que os (verdadeiros) amantes do metal não consideram metal! -, ao extreme-metal e ao grunge - género que muita gente questiona se é realmente metal.

Melodic-metal: Nightwish - Wish I Had An Angel

Outra das qualidade do documentário é o facto de estar orientado em forma de investigação, o que faz Sam Dunn estar constantemente a levantar questões pertinentes, a partir das quais desenvolve o episódio. Isso provoca no espectador curiosidade, mantento a atenção focada na resolução de um problema específico, mesmo considerando que, devido ao tamanho dos episódios, muitas perguntas fiquem por resolver.

Extreme-metal: Death - The Philosopher

No geral, "Metal Evolution" parece ser o mais completo documentário sobre um género específico de música. São cerca de 12 horas onde o heavy-metal é abordado sem preconceitos, apesar da diversificação de sub-géneros poder levantar algumas suspeitas. Parece ser muito mais dedicado aos leigos que aos amantes do género - que vão sempre achá-lo superficial, incompleto e infantil.

FACEBOOK: Uma música por dia