segunda-feira, janeiro 25, 2021

10 MUSICAIS PARA O CONFINAMENTO

 Os leitores destas pequenas crónicas cinéfilas, sabem que os musicais não abundam por aqui. Já calcularam, obviamente, que não é um dos meus géneros favoritos e têm razão. Foi por isso que decidi fazer um pequeno exercício e tentar encontrar 10 filmes que me tenham entusiasmado acima da média. 

Para os mais atentos, vai faltar aqui muita coisa, de “Feiticeiro de Oz” a “Cabaret”, de “Moulin Rouge!” a “Annie” e, claro, algumas obras primas da Disney. Mas alguma escolha teria de ser feita e há aqui tanto de musicais, como de filmes “com” música – o que, para ser claro, são coisas bem diferentes.

SINGIN' IN THE RAIN (SERENATA À CHUVA) 1955


Se não foi o meu primeiro musical, deve ter sido quase. É particularmente interessante, porque é um filme sobre cinema, a história duma vedeta que se revela incapaz de se adaptar às novas tecnologias, neste caso, o som. Sabemos hoje, que o próprio Hitchcock resistiu muitos anos a filmar com som, coisa que se veio a revelar fundamental nos seus filmes, quando se rendeu.

 A dança do chapéu de chuva, transformou-se num icon da própria indústria do cinema e permanece no imaginário de qualquer cinéfilo que se preze. 

 

 

THE SOUND OF MUSIC (MÚSICA NO CORAÇÃO) 1962

 


Qualquer lista de musicais, que não tenha este filme, é uma fraude! A história duma freira rebelde e da família Von Trapp,  é aquele filme que todos dizem odiar, mas que todos já viram centenas de vezes – nem que seja uma espreitadela pela fresta da porta, quando ouvem alguma música em particular


  

JESUS CHRIST SUPERSTAR  1973

 


Este filme conta a história dos últimos três dias da vida de Cristo e começou por ser uma “ópera rock”, estreada em 1971 na Broadway, com algumas estrelas da época. Desde aí, tem tido encenações por todo o mundo e em todas as línguas.

Em 1973 Norman Jewison  levou um grupo de actores para o deserto e pôs em filme a obra, que se tornou notada pela mistura de elementos modernos com a história bíblica, que se mantêm, tanto quanto possível, fiel às escrituras.


 TOMMY 1975

 


Este filme é uma sátira e é nessa perspectiva que tem de ser visto. Uma sátira mordaz, repleta de estrelas rock. Ficaram para a história a fantástica Acid Queen de Tina Turner, o padre de Eric Clapton, ou o campeão deflippers de Elton John, apenas como exemplo.

O projectou parece ter andado na cabeça de Pete Townshend durante vários anos, até encontrar no realizador Ken Russel o parceiro ideal, para levar à tela as loucuras que imaginou. Diz a Wikipedia que custou 3 milhões e facturou 43 milhões. Não deixa de ser um enorme feito!


 

A STAR IS BORN (NASCE UMA ESTRELA) 1976

 

Este filme tem, pelo menos, quatro versões, que foram passando de geração para geração, a mais recente de 2018. Eu escolho a de 1976 porque foi a da minha geração, embora seja muitas vezes considerada a pior de todas, tendo servido apenas para alimentar o ego de Barbara Streisand, subjugando um Kris Kristofferson completamente desinteressado.

Serve principalmente como curiosidade, para comparação com a mais recente e muito melhor versão  com Lady Gaga e Bradley Cooper.


 

GREASE (BRILHANTINA) 1978


 Que atire a primeira pedra, quem nunca se divertiu ao som de “Summer Nights” ou “You’re The One That I Want”. A química entre John Travolta e Olivia Newton-John é tão grande, que basta deixar rolar e Randal Kleiser – sim, sim, o mesmo da “Lagoa Azul” original! – limita-se a andar de câmara na mão atrás deles.


 

THE JAZZSINGER 1980


 Este é um daqueles a que eu me referia, quando dizia ser muito mais um filme com música, que um musical. Com Neil Diamond (um nome que faz comichão a qualquer rocker que se preze) em excelente forma, conta a história dum judeu numa família demasiado tradicional, que sonha romper os laços e tornar-se cantor jazz.

É mais um daqueles que têm várias versões, tendo sido a  de 1927 altamente aclamada. Talvez o primeiro filme a aproveitar todas as potencialidades da nova tecnologia: o som. Pela primeira vez os actores tinham voz e boa!


 

ONE FROMTHE HEART (DO FUNDO DO CORAÇÃO) 1981


Ainda hesitei em meter este filme aqui, mas o meu fanatismo por Francis Ford Coppola falou mais alto. Muito à frente do seu tempo na técnica utilizada – chamaram-lhe “cinema electrónico” – “One From The Heart” introduziu aquilo a que se viria a chamar “digital”.

Foi um falhanço a todos os níveis, tendo levado a Zoetrop Studios à falência e obrigando Coppola a trabalhar por contratos, para pagar as dívidas. É uma injustiça, porque é um filme maravilhoso e apaixonado. Hoje, o público que o rejeitou, sofre com pesadelos de arrependimento.




 MAMMA MIA!
- Here We Go Again 2008

 


Os ABBA devem ser a banda disco-pop de maior sucesso de todos os tempos. A colecção de hits, de refrões fáceis e letras a circular na boca do mundo, é tão grande, que qualquer “best of” fica quase infinito.

O que Phyllida Lloyd se limitou a fazer, foi pegar num elenco de estrelas e coloca-las a cantar as músicas que todos conhecemos, no contexto dum romance vagamente misterioso. O resultado é brilhante!

 


 LA-LA LAND (MELODIA DE AMOR) 2016 


 Já aqui escrevi sobre “La-La Land” e tenho pouca coisa a acrescentar. Este filme fez renascer dos mortos um género que já foi rei em Hollywood. Os primeiros 10 minutos de filme, feitos num só take, permanecem no meu imaginário, como uma das melhores cenas de abertura que já vi. Podia citar mais algumas ao mesmo nível, mas não são para aqui chamadas.

 


Uma música por dia