quinta-feira, março 02, 2017

FAZER CONTAS

Acerto de Contas: CRÉDITOS COMPLETOS

A profissão de contabilista (em Portugal chama-se "contabilista certificado") deve ser a mais desinteressante e monótona que qualquer pessoa pode escolher. Eu sei porque sou contabilista. É por isso que este "The Accountant" me chamou a atenção. No entanto, este é um policial bem entusiasmante, bem construído, com uma história que mantém o espetador preso ao ecrã.



Rapidamente poderia transformar-se em mais um "tiro neles" sem acrescentar nada ao género, mas a verdade é que vai desenrolando a meada com interesse, com uma história simples mas convincente, que faz uso de vários flash-backs para integrar a plateia no contexto do personagem, sem perder o fio à trama central e acrescentando-lhe conteúdo.


Christian Wolff (Ben Affleck) é autista e a sua aptidão para números e padrões, tornaram-no um contabilista de excelência, que usa um pequeno negócio local como fachada, para trabalhar com alguns dos mais perigosos traficantes do mundo, ajudando-os a lavar dinheiro sujo. Dito assim, parece um dejá vu mais que batido. Engano


Gavin O'Connor pega num argumento de Bill Dubuque e faz um interessante filme de ação, equilibrado entre uma história policial e de vingança, com a habitual rapariga a precisar de ser protegida (Anna Kemdrick, no papel de Danna Cummings, cuja atenção às contas irá despoletar toda a trama) e umas reviravoltas familiares que nunca estão a mais nem fora de sitio. Isto tudo, com os serviços financeiros do FBI atrás de tal personagem fugidio, que, devido à sua competência, é solicitado constantemente.


Claro que eu tinha preferido uma Anna Kendrick mais presente, primeiro, porque a sua breve, mas decisiva, presença, ilumina todo o ecrã e, segundo, porque em certo sentido, acaba por ser ela todo o fundamento dos acontecimentos. Mas nem isso é motivo para menosprezar este filme. Está bem equilibrado entre o drama e a aventura, com os momentos de tensão muito bem equivalentes aos momentos de drama simples.


"The Accountant" não faz uso de reviravoltas surpreendentes, embora também as tenha - é um cliché difícil de evitar -, preferindo andar para trás e para a frente no tempo, para dar ao espetador as pistas que o podem surpreender. Consegue quase sempre. É um filme bem entretido, sem precisar de muito fogo de artificio para fazer um bom policial com ação - mais "ação" que "policial", é certo, mas acaba por nem ser um defeito.