quarta-feira, março 11, 2020

GT40 OU O CLICHÊ DA VELOCIDADE

"Le Mans '66: O Duelo": ELENCO COMPLETO

Eu gosto de corridas de automóveis e de filmes sobre corridas de automóveis. Gostei do "Grand Prix" de 1966 com James Gamer e Yves Montand, gostei do "Les Mans" de 1971 com Steve McQueen e Siegfried Rauch, gostei do "Dias de Tempestade"  de 1990 com Tom Cruise e Robert Duvall, enfim, eu gosto de corridas de automóveis e de filmes sobre corridas de automóveis. Por isso, gostei deste "Ford v Ferrari".


Nos anos 60, as mais importantes provas desportivas que envolvessem automóveis eram dominadas pelos carros europeus, em especial os italianos Ferrari, Alfa-Romeo ou Maserati. Para fazer frente a uma grave crise económica, a americana Ford decide investir num departamento de corridas, de onde acabou por sair o mitico GT40, uma máquina que acabou com a supermacia da marca do cavalinho na mais mediática corrida de carros do mundo: as 24 horas de Les Mans.


É verdade que este "Ford v Ferrari" não passa duma colagem de clichês sobre filmes de corridas de automóveis: as dificuldaees da engenharia e da mecânica, sons de motores e câmaras ao nível do chão para aumentar a sensação de velocidade, planos de mãos sobre a manete das mudanças, pilotos rebeldes que se revelam a melhor opção, mesmo contra os departamentos de advogados e de marketing. Está tudo aqui e nem vale a pena assobiar para o lado.


Este é um filme de coisas já vistas, é um filme sobre pura velocidade e para quem gosta de pura velocidade, mesmo que, pelo meio, tente introduzir algum humor - como a viagem a Itália dos representantes da Ford, por exemplo -, ou algum romance - como a relação entre Ken (Christian Bale) e Mollie (Caltriona Balfe). Mas tudo isso é pólvora seca no meio do asfalto, a mais de 300 quilómetros por hora.


Como disse no inicio, eu gostei de "Ford v Ferrari". Manteve-me entretido durante uma hora e meia, contando-me uma história sobre um tema que eu gosto. Isso não vai fazer dele nem um grande filme, nem algo interessante para quem não tem interesse pelas corridas de automóveis e pelos automóveis de corrida. Não há nada de novo aqui. Só velocidade, engenharia, destreza de condução  e máquinas, belas, é certo, mas apenas máquinas.