sábado, junho 11, 2016

FANÁTICO POR QUÍMICA


Eu sou fanático por um bom romance, mesmo que já tenha 10 anos de idade, e é precisamente isso que "The Lake House" é: um daqueles raros momentos de cinema, que, quando termina, sabemos que  certamente merecerá ser revisto uma segunda vez.


"The Lake House" é um filme sobre o tempo e nunca renuncia ao mistério da passagem dos dias. Vai dando pistas ao longo do percurso, no momento certo, fazendo com que o próprio espetador seja tão surpreendido como os próprios personagens. Nada acontece por acaso e tudo tem o seu instante de acontecer, quer para nós, que estamos de fora a ver, quer para os personagens Alex Wyler (Keanu Reevs) e Kate Forster (Sandra Bullock).


Se é verdade que, em contracena direta, Reeves e Bullock passam pouco mais de 20 ou 30 minutos juntos, também é verdade que, mesmo separados no ecrã (e no tempo), os atores têm a química que faz um romance valer a pena. E, como todos sabemos, sem química um romance é como um bico de Bunsen sem chama: a experiência não dá resultado!


Temos muitos exemplos dessa relação especial, tão necessária para que um drama tenha intensidade - lembram-se de "Ghost"? Ou, claro, de "Casablanca"? Com o habitual risco de me esquecer de algum!... Em "The Lake House" tudo é perfeito na relação entre Alex e Kate e o realizador Alejandro Agresti não se faz rogado a explorar essa faísca que passa entre os personagens - mesmo quando é o caso de nem sequer se cruzarem diretamente na cena.


Para além do romance e da brincadeira com o tempo, o filme é também um belo drama familiar, que não afetando diretamente a relação do romance, serve para colocar os personagens  no lugar próprio. Dá-lhes consistência e personalidade. Este é um daqueles momentos de cinema em que nada parece estar a mais e cada coisa faz a falta necessária para aquilo que tem de lá estar.


Se nenhum arquiteto tivesse construído aquela casa, naquele lago, então os deuses estariam todos enganados, o que não é possível, como sabemos. Aquela casa teria de ser edificada obrigatoriamente - nem que fosse, só para fazer este filme!