segunda-feira, julho 18, 2016

PATERNIDADE COREANA, A.D.N. AMERICANO



À primeira vista, parece não haver dúvidas da paternidade do coreano "A Tale Of Two Sisters" sobre o americano "The Uninvited", mas a verdade é que o segundo tenta desesperadamente libertar-se das suas origens e acaba por merecer um estatuto próprio.


Então, o que é que une e separa estes dois filmes? Para já, "A Tale Of Two Sisters" não está acorrentado à necessidade de parecer o que não é. E depois, "The Uninvited" é (apenas) mais um thriller psicológico, que no universo hollywoodesco já deu maravilhas, o que coloca a fasquia demasiado alta para poder ser ultrapassada assim, sem mais nem menos.


"A Tale Of two Sisters" não tem contemplações, exige do espetador toda a atenção e empenho. Tem uma história labiríntica, contada como um labirinto e assume o seu lado gore com orgulho. Em contrapartida, "The Uninvited" é linear, fácil e onde, na Coreia, se espalha sangue pelo chão, de forma ostensiva e delirante, na América põe-se paninhos quentes.


São ambos filmes cativantes, por razões diferentes. "A Tale Of Two Sisters" e intelectualmente sedutor, requer atenção e concentração, não deixa o espetador descansar; "The Uninvited" é fácil e entretenimento puro. Enquanto o primeiro é duro, o segundo é mole; enquanto o primeiro é exigente, o segundo é encantador.


"A Tale Of Two Sisters" é um filme misterioso, "The Uninvited" é um filme acerca dum mistério. Pode parecer pouco, mas faz toda a diferença!