terça-feira, março 28, 2017

DIFERENTES PERSPECTIVAS

Aliados: CRÉDITOS COMPLETOS
 
"Allied" é um daqueles filmes que pode ser um romance, um filme de guerra, um thriller, ou um simples filme de espiões, com os habituais bons de um lado e maus do outro. Em qualquer das perspectivas, é um excelente momento de cinema, com todos os ingredientes dos diferentes pontos de vista muito bem misturados e apresentados num produto completo e acabado.


Claro que as interpretações de Brad Pitt (Max Vatan) e Marion Cotillard (Marianne Beauséjour) ajudam muito à qualidade final do filme, mas não é de desprezar o excelente argumento de Steven Knight - consistente e com suspense - e a sóbria, mas eficaz, realização de Robert Zemeckis, que mais uma vez constrói uma história tecnicamente irrepreensível.


Os que me conhecem melhor, dirão que o facto de ser um filme de Zemeckis tem muita influência no meu gosto pessoal. É verdade e não tenho como argumentar contra isso. Este realizador deu-nos alguns dos melhores e mais divertidos pedaços de cinema das últimas décadas, desde "Quem Tramou Roger Rabbit?" a "O Naufrago", passando pelos "Regresso ao Futuro", apenas como exemplo.


Mas "Allied" é muito mais que realização. É um excelente filme de espionagem, que não renuncia a nenhuma das outras perspectivas, sendo também um excelente romance, ao mesmo tempo que é um excelente filme de guerra. Mesmo quando as mentes mais perversas vêem referencias constantes a "Casablanca" - para muitos, o melhor filme de todos os tempos -, este filme risse-lhes na cara e são exatamente essas referências que faz questão de mostrar e sublinhar.


"Allied" é um filme linear, sem reviravoltas nem piruetas. Vai a direito na história que está a contar: um típico produto de Hollywood, para mentes descansadas passarem duas horas no cinema sem confusões.  Mas isso não lhe retira um pingo de interesse. No final, os bons ganham e os maus perdem, como tem de ser numa história para crianças. Mas sejamos claros: nada consegue arrasar mesmo um conto infantil, quando ele é bem contado.