terça-feira, janeiro 26, 2021

DIVERTIMENTO COM MÚSICAS

Num Outro Tom: CRÉDITOS COMPLETOS

 

 

 Depois da experiência de “Once” em 2007, que valeu o Óscar de melhor música original em 2008, John Carney regressa em 2013 com mais um filme sobre música e músicos. Mesmo sem atingir o brilhantismo do primeiro, “BeginAgain” é um daqueles filmes que sabem bem ver, uma obra ligeira sem ser superficial e humana sem ser pesada.

 O que salta logo à vista é a empatia entre Mark Ruffalo (Dan) e Keira Knightley  (Gretta), mas todo o resto do elenco parece divertir-se, o que cria uma atmosfera leve, sem nunca deixar de ser competente. Os actores estão compenetrados do seu trabalho, sem nunca deixarem que isso lhes tire a satisfação do que estão a fazer. 

Divertido e competente são as palavras chave de “Begin Again”, a história dum ex-famoso produtor, que decide investir numa artista que não o quer ser, empenhando-se ambos na aventura de fazer um disco na rua (literalmente!). As partes musicais não são desagradáveis e o drama, sendo algo intenso e um pouco déjà-vu, não interfere com o a felicidade que emana de todo o filme, sentindo-se em cada esquina, em cada gesto, em cada cena.

 No meio de “Begin Again” há romance, corações traídos e dramas familiares, mas é acima de tudo um filme musical ou, se quiserem, um filme sobre música. Mais do que ter canções pelo meio, as canções são, elas mesmo, como um outro personagem da história, que, vendo bem, gira precisamente à volta delas. 

 “Begin Again” é uma boa escolha para uma tarde em família – tema também central no filme -, vai criar uma saudável conversa sobre arte e comércio – opiniões divergentes de Gretta e Dan, que ambos respeitam – e vai deixar todos bem dispostos. Também é a repetição da formula que levou “Once” ao estrelato, mas isso é secundário no meio da diversão!