segunda-feira, agosto 22, 2016

LADO NENHUM

 

"Bridgend" é um filme dinamarquês, com atores ingleses, cuja ação decorre numa cidade do País de Gales. Vem multipremiado em vários festivais de cinema independente e, (não só por isso, mas também por isso) desperta a curiosidade dos mais atentos.


Baseado numa história verídica de suicídios de adolescentes em Bridgend County, uma cidade do Sul do País de Gales, suicídios esses nunca explicados, nunca compreendidos, o filme segue um grupo de estudantes, sem nunca tentar explicar as circunstâncias, apenas reportando actividades e envolvimentos.


Sendo um filme sobre adolescentes, a primeira preocupação de Jeppe Ronde é não tentar fazer juízos de valor sobre os jovens fechados numa cidade provinciana, sobre os seus envolvimentos e as suas actividades, nem sempre legais e nem sempre conforme a moral tradicional.


A câmara é crua, tal como deve ser a adolescência, sem beleza adicional, dramática, como todas as relações aos 18 anos, que parecem ir afetar-nos para toda a vida - e a verdade, é que, algumas, afetam mesmo! Há música alto, álcool e, acima de tudo, um profundo sentimento de não pertencer a lado nenhum.


Os suicídios nunca foram explicados e ainda hoje permanecem um mistério. Por isso o filme também não vai muito mais longe. Funciona sem um objetivo estratégico - quer dizer, o argumento não tem exatamente uma história no sentido tradicional - e deixa o espetador numa situação de procurar um caminho para a ação - caminho esse, que os adolescentes em causa, parece nunca terem encontrado para si próprios.