sábado, maio 08, 2021

PORTO-DE-ABRIGO PARA O MISTÉRIO

 

UMA MIÚDA COM POTENCIAL: créditos completos


Promising Young Woman” é a nossa nova espreitadela aos Óscars de 2021, depois de “Mank” e “Nomadland” e deixem-me avisar já, que este não é uma coisinha leve, daquelas que a Academia costuma gostar.  Este filme é negro, deprimente, pesado e lida com temas sensíveis, que não deixarão o espectador indiferente. Mesmo assim, para quem gosta de dramas de mistério, será, certamente, um dos melhores filmes que irão ver este ano.

Depois duma carreira de actriz, quase toda dedicada à televisão, Emerald Fennell arrisca a sua primeira longa metragem como realizadora e argumentista, com uma obra entre o drama e o mistério policial, com uns certos toques de comédia romântica, mas não se iludam, “Promising Young Woman” vai deixar a plateia a pensar e a remoer os remorsos.
 

Por algum motivo, que só vai ficando claro com o decorrer do filme, Cassandra (Carey Mulligan) encontra-se numa cruzada de vingança contra os homens – principalmente as almas caridosas que gostam de tentar ajudar raparigas bêbadas, perdidas em bares nocturnos. Durante o dia trabalha no café duma amiga e, pelo menos uma vez por semana, vagueia pelos bares fingindo-se alcoolizada. Ao contrário do que isto pode sugerir, “A Promising Young Woman” não tem nenhuma violência explicita, o que, vendo bem, serve para adensar o mistério.

Nunca Emerald Fennell nos dá uma pista sobre as acções reais de Cassandra, nem esta revela o mais pequeno pormenor sobre o que realmente faz com os homens que a levam para o quarto. O filme é um perfeito vazio de “gore” – ao contrário do que sugerem alguns cartazes -, mas transmite um sentimento de agressividade permanente que incomoda os espectadores.

Este não é um filme para uma tarde de domingo em família. É um filme adulto, para adultos, sobre um tema pesado e incomodativo. É uma obra inteligente, com diálogos inteligentes, servidos por actores competentes, que contêm cenas que, não sendo sexualmente explicitas, têm grande conteúdo sexual. Como disse ao principio, quem gosta de policiais e mistérios, vai sentir-se feliz por ver este filme.

Nesta ronda que estamos a fazer pelos Óscars, até ao momento este seria o concorrente directo de “Nomadland”. Não usando do pretensiosismo de “Mank”, quase discreto, “Promising Young Woman” é uma espécie de porto de abrigo para os amantes de thrillers. Se gostarem de um pouco de comédia romântica diluída no mistério, então é o paraíso!

 

Sem comentários: