segunda-feira, janeiro 15, 2024

MAIS OLHARES QUE PALAVRAS

Kyss Mig [Kiss Me]: elenco completo


Quando vi “Kyss Mig” veio-me à memória “Portrait de la jeune fille en feu”, filmes em tudo paralelos. Ambos filmados por mulheres, ambos contam a história de mulheres livres, que se envolvem com mulheres comprometidas, levando a intensas relações tanto proibidas como socialmente inaceitáveis. 


Mas o que mais os aproximou, foi o uso obsessivo de grandes planos de expressões, onde o que é dito, está muito mais nos olhares que nas palavras, onde a carga erótica das cenas de sexo, se dilui nas carícias. E, acima de tudo, como a cereja no topo do bolo, a representação exemplar de Ruth Veja Fernandez e Liv Mjönes, duas actrizes com uma tal química entre si, que o espectador pode, de repente, pegar fogo com a descarga eléctrica que emana delas. 


A história de “Kyss Mig” parece já contada noutros filmes: a meses de se casar com Tim (Joakim Nätterqvist), Mia (Ruth Veja Fernandez) conhece Frida (Liv Mjönes), filha da actual namorada do seu pai. Entre elas desenvolve-se uma atracção mútua, que se vai desenvolvendo numa relação amorosa. 


Não se iludam. “Kiss Mig” é muito mais que um romance lésbico. É uma história sobre preconceitos, sobre relações familiares, sobre assumir a sua própria independência para poder ser feliz. É um filme sobre uma mulher de carácter que sabe o que quer e outra indecisa sobre quem é e para onde quer ir. É um filme de busca e de encontro. Coisas que a realizadora Alexandra-Therese Keining nos oferece de forma exemplar. 


Só mais um aviso: “Kyss Mig” não é um filme para uma tarde de domingo com as crianças. É um filme para gente crescida e não necessariamente por causa das cenas de sexo (que, como disse, são mais sensuais que sexuais). É um filme sobre problemas actuais, sobre preconceitos e sobre relações familiares complicadas. Quem tiver olhos de ver, vai adorar!


Sem comentários: