sábado, fevereiro 25, 2017

HAMBÚRGUER GRUMET

CRÉDITOS COMPLETOS


Embora o personagem principal seja um chef, a comida é um prato secundário em "Frank And Lola". No final, estamos perante um filme grumet, com uma cinematografia cuidada, bem interpretado, mas que não é mais que um hambúrguer, difícil de classificar, sem se assumir verdadeiramente quer como thriller, quer como romance.


Muitos dos thrillers de baixo orçamento tentam chamar a atenção através dos velhos truques do cinema negro a preto e branco, mas "Frank And Lola" não cai nesse erro: é um romance honesto, que só vai onde pode e onde deve. O problema é aquela sensação de que, com um risco pequeno, poderia ir muito mais longe.


"Frank And Lola" demora a arrancar, perdendo algum tempo a retratar a relação algo estranha entre Frank (Michael Shannon) e Lola (Imogen Poots), ambos bastante competentes nos personagens tortuosos que compõem. Quando finalmente assenta os pés no chão, o espetador é levado  para uma história de vingança, que dá a sensação de ficar sempre aquém daquilo que poderia conseguir, apesar de todas as reviravoltas que tenta introduzir no argumento.


Matthew Ross tenta não se intrometer muito no desempenho dos atores, talvez por falta de confiança, talvez para deixar respirar a tensão da trama, mas acaba por deixar os personagens à deriva, pelo menos os dois principais. O filme, para ser um thriller, precisa de mais tensão, de outra banda sonora mais dramática, de uma edição mais convincente; para ser um romance, precisa de mais envolvimento entre os personagens, dos quais nunca se percebe bem o relacionamento, para além do facto de estarem juntos em determinado momento, que nunca se sabe onde começou e se realmente acabou.


Este não é um filme mexido como uma omelete, mas é um filme entretido. Não leva o espetador a nenhum sitio onde já não tenha estado - muitas vezes com mais interesse -, mas também não trai ninguém num qualquer beco escuro. Tem o defeito de nunca conseguir que a audiência se entusiasme realmente pela história que lhe é apresentada, como se o realizador quisesse fazer um puzzle e lhe faltasse sempre uma peça.


Os verdadeiros amantes de thrillers vão perceber que "Frank And Lola" pode parecer um restaurante de luxo por fora, mas a comida que apresenta não tem a qualidade da aparência. Pode não ser uma refeição congelada, aquecida à pressa no micro-ondas, mas passou pelas mãos dum cozinheiro que não soube tirar o melhor partido dos ingredientes.

Sem comentários: