sábado, fevereiro 25, 2017

QUERER, QUERIA...

Os Olhos da Minha Mãe: CRÉDITOS COMPLETOS

Queria muito gostar deste filme, primeiro porque tem como atriz principal a portuguesa Kika Magalhães (Francisca), segundo porque tem Amália Rodrigues, terceiro porque tem inúmeras referências a Portugal, principalmente através da mãe de Francisca (Diana Agostini) e ainda, porque tem várias conversas em português, entre mãe e filha principalmente, embora seja aquele português manhoso, falado por americanos a tentar imitar brasileiro.

Por isso, exactamente porque queria gostar de "The Eyes Of My Mother", vou começar pelas partes boas. O filme é dum preto e branco impecável intensificado por takes longos e composições de câmara estáticas, que servem para acentuar a intensidade dramática da ação. Nicolas Pesce - que se estreia aqui como realizador - não se poupa a esforços cinematográficos, para esmagar o espetador e consegue-o muitas vezes.


Francisca, representada por Olivia Bond enquanto criança e por Kika Magalhães na adolescência, é afectada pela morte dos seus pais e a solidão que daí resulta, interfere com a forma como se relaciona com o mundo e com os outros. Esta parece ser a história base do filme, mas o realizador nunca consegue definir um ponto de vista que faça o espetador perceber realmente o que comanda a ação. Será um desvio psicótico? Será uma transferência mãe-filha? Em ambos os casos, é frustrante a perspetiva vista da plateia.


O estilo adoptado por Pesce não é totalmente desinteressante, fazendo Francisca parecer sempre pequena, com planos altos ou distantes, onde a personagem se perde na paisagem imensa. O que falta realmente é um ponto de apoio, mesmo que seja para apoiar a ambiguidade. O realizador parece não querer criar uma história tradicional, com principio, meio e fim - e isso não é necessariamente mau -, mas precisava de ter um fio condutor, nem que fosse para a alma de Francisca. Só para se perceber!...


O filme pode ser considerado de horror, feito com um orçamento limitado, mas nem isso serve de desculpa, porque há pouco tempo já aqui tivemos outros que eram fantásticos (e estou a lembrar-me apenas de "The Autopsy Of Janne Doe", mas podia rolar aí para baixo e encontrar outros). Alguém disse algures que "se Ingmar Bergman tivesse filmado "O Massacre No Texas", seria "The Eyes Of My Mother"". Não discordo totalmente, só que o problema, em relação a essas referências, é que este filme parece nunca "estar lá" verdadeiramente.


Não queria terminar sem regressar às partes boas, porque queria mesmo gostar deste filme: "The Eyes Of My Mother" é perfeito para uma sessão de terror, nas meias-noites do cinema lá do bairro e quem for desprevenido vai realmente ficar soterrado pela tensão preto e branco e pela realização intensa. Os amantes de gore, podem arranjar já espaço na agenda.

Sem comentários: