quarta-feira, março 14, 2018

COMPETÊNCIA ENTRE INFANTILIDADES

Aniquilação: CRÉDITOS COMPLETOS

"Annihilation" é a segunda incursão de Alex Garland na realização, depois do surpreendente "Ex Machina", mas na realidade é apenas mais um na longa lista de adaptações de novelas, coisa que ele sabe fazer melhor que ninguém, como se percebe pelo fantástico "Nunca Me Deixes". Este é um daqueles filmes que vão deixar alguns espectadores sem saber o que pensar: tem tantas qualidades como defeitos, um conjunto agradável, formado a partir de pormenores às vezes desadequados.


A ver se me explico: começa por parecer um "teoria da conspiração", passa a piscar o olho a um "tiro neles", toma ares de ficção cientifica e acaba por ficar muito mais próximo de "Stalker" de Andrei Tarkovsky do que de qualquer outra coisa que já tenhamos visto até agora. Em certos momentos parece o "Predador" para intelectuais, noutros momentos é misterioso como "2001: Odisseia No Espaço". Tem tantos pozinhos do "Alien 2" de James Cameron como de "A Origem" de Christopher Nolan.


Apesar de muitos pormenores desadequados - como ter demasiadas metralhadores e diálogos por vezes infantis -, "Annihilation" é um filme que se segue com interesse, envolve um mistério que o espectador não deixa de querer resolver e é alimentado por um conjunto de interpretações que, não sendo brilhantes - ou, se quiserem, ficam aquém do que sabemos ser possível, porque já vimos noutras ocasiões -, não desiludem ninguém.


Um grupo de cientistas - numa expedição secreta - penetra numa "zona", na busca duma explicação para o mistério que a envolve, depois de vários grupos militares terem desaparecido em tentativas semelhantes. E embora o conjunto cientifico seja formado apenas por mulheres, este não é um filme feminino no sentido literal do termo, já que o género é indiferente para o desenrolar da acção.


"Annihilation" está longe de ser o melhor filme do mundo, mas entre mutações genéticas e animais sanguinários, Alex Garland vai construindo um filme misterioso, com ritmo e desenvoltura, que a plateia não tem qualquer dificuldade em seguir com interesse, mesmo que em certos momentos sorria por dentro com algumas infantilidades. Nestas tardes frias e tempestuosas, uma sala de cinema com obras como esta, parece o Paraíso.

Sem comentários: